Fotografia & Arte

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Dicas de fotografia.

Enquadramento:


As regras básicas da composição:

      Antes de mais nada, é bom deixar claro que toda regra existe para ser quebrada e que os grandes fotógrafos criam maravilhas sem dar a mínima para as orientações a seguir. Mas para quem não tem muita criatividade, ou está começando a fotografar agora, pode ser útil prestar atenção a esses detalhes na hora de enquadrar suas fotos.

      Provavelmente a regra mais famosa da fotografia é a dos terços, que recomenda posicionar o sujeito da foto em uma das interseções de quatro linhas imaginárias traçadas nos terços da largura e da altura do quadro – ou nas próprias linhas, quando se tratar de um sujeito mais extenso. Ou seja: em vez de centralizar o elemento mais importante, tente deixá-lo a um terço da extremidade da foto. Ah, e se o elemento for alguém olhando para o lado, recomenda-se que esteja voltado para “dentro” da foto, e não para a lateral mais próxima.
   Algumas câmeras têm a opção de mostrar as linhas da regra dos terços no visor, mas na maioria das vezes dá para enquadrar “no olho mesmo”. No caso das fotos de cartão postal, a regra dos terços ainda tem a vantagem de garantir que o cenário em questão receba o devido destaque. Afinal, naquela sua foto com a Torre Eiffel, a ideia é que ambos apareçam – e não que você esteja exatamente na frente da torre.
  Por falar nisso, outra dica é prestar atenção em tudo o que está atrás ou ao redor do seu sujeito, justamente para evitar que um pinheiro ou uma torre pareça estar saindo da cabeça do coitado – a não ser, como já mencionei, se isto for o que a sua criatividade pedir. Em alguns casos, dá para fazer o próprio sujeito cobrir o elemento indesejado, mas se não der é melhor chegar um pouco para o lado.
  Mais uma regrinha básica é tomar cuidado para o horizonte não ficar torto. Novamente, se você quiser uma foto deliberadamente inclinada, vá em frente – valorizar linhas diagonais também é uma dica de composição bastante comum! O que deve ser evitado é aquela leve inclinação acidental, principalmente quando há um horizonte bem definido.
  Por fim, uma recomendação de enquadramento que soa um tanto redundante é tentar emoldurar o sujeito da foto. Não com as bordas da foto em si, mas com algum elemento do cenário. Pode ser algo tão concreto quanto uma foto tirada através de uma janela ou apenas algumas árvores sugerindo uma moldura. Pode ser clichê, mas é mais uma regra para ser quebrada.


                                                                   (Fonte: techtudo.com.br, adaptada)



Nenhum comentário:

Postar um comentário